quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

UM POUCO DE HISTÓRIA - BIKE TAMBÉM É CULTURA!!!!

Visitar e andar de bike nos caminhos do Quilombo do Talhado, no sertão, significa fazer uma incrível viagem no tempo pelas Trilhas da Paraíba. O roteiro é inusitado e no mínimo pode ser considerado diferente e com belas e inesquecíveis imagens.


O Talhado é um antigo quilombo que se formou no município de Santa Luzia e sobreviveu durante muitos anos praticamente isolado do resto da sociedade.

...
Ali, negros fugidos de fazendas do interior se instalaram  devido a grande dificuldade de acesso e visualização por parte dos "CAPITÃES DO MATO", local este onde fundaram a comunidade que, segundo pesquisas antropológicas desenvolvidas no lugar, era totalmente baseada na divisão do trabalho e dos bens que retiravam da terra.



 CURTA METRAGEM DE DEU ORIGEM AO CINEMA NOVO NO BRASIL, E QUE COMO TEMA O QUILOMBO DO TALHADO!!!

 

Hoje em dia, os descendentes dos quilombolas vivem quase que parados no tempo. Apesar da energia elétrica ter sido levada ao sítio há alguns anos, muitos ainda vivem alheios às novidades tecnológicas.


As mulheres do Quilombo ainda desenvolvem o trabalho secular de fazer cerâmica com o barro retirado do arenoso solo do sertão. Com a arte herdada através das gerações, as mulheres ainda conseguem sustentar suas famílias e, de quebra, ajudam a preservar viva uma das mais tradicionais formas de artesanato do nosso Estado.


As peças variam, desde pratos, passando por panelas, jarros, utensílios de cozinha diversos e os tradicionais potes para armazenar água, tão comuns nas casas dos sertanejos.


Para quem visita o Talhado, nada melhor que levar para casa o mais autêntico trabalho artístico. Apesar de algumas famílias ainda darem seqüência à arte, o trabalho com o barro já não é mais tão intenso quanto há algumas décadas atrás.
O Quilombo do Talhado ficou conhecido Brasil depois que o cineasta Linduarte Noronha filmou Aruanda. O filme, produzido no início da década de sessenta, revolucionou o cinema nacional. Aruanda mostra a vida dos moradores do Talhado na época.


Retrata com fidelidade impressionante o trabalho artesanal das famílias que lutavam contra a seca fazendo potes de barro e levando, no lombo de jumentos, para serem vendidos nas cidades próximas.


O filme já foi exibido algumas vezes na comunidade, o que sempre acaba se transformando num grande avento para os moradores, principalmente para os mais novos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário