sábado, 21 de janeiro de 2012

SINAL VERDE PARA A BICICLETA!!!!

Quando comecei a pedalar, uma das maiores preocupações que eu tinha era com o selim, tendo em vista que sempre observei os novos modelos existentes e os achavam bastante desconfortáveis, com aqueles selins finos e aparentemente doloridos pra quem usa.

Apesar de saber que os selins modernos são de dotadas de toda tecnologia, meu medo demorou até eu adquirir minha primeira bike e perceber que o selim não incomoda e que  a forma e seu material tem resultado imediato a sua performance e seu conforto, resultando normalmente em um pedalar confortável e muito prazeroso.

Mas, em conversa com muitos iniciantes hoje, ainda percebo os mesmos temores em relação ao selim, tanto por pequenas dores iniciais causadas pelo mesmo, que não chegam a incomodar, quanto até, por prováveis doenças que em tese poderiam causar o uso constante do selim de bicicleta.

Desta forma caí em campo e fui pesquisar na internet em matérias, blog´s e fóruns pertinentes e, para a felicidade geral da nação ciclistas, não existem estudos com resultados negativos em relação ao ciclismo, relatando a associação entre doenças da próstata ou mesmo no aparelho reprodutor masculino ou feminino e a prática do ciclismo diretamente. Ao contrário do que se podia imaginar e até eu mesmo pensei assim, “estudos da Harvard Medical School demonstram que exercícios físicos aeróbicos, incluindo o ciclismo, auxiliam na prevenção do câncer prostático”. A compressão perineal repetitiva e prolongada pode, no entanto, levar a um quadro de prostatite e dor ou desconforto perineal. Medidas preventivas minimizam esse problema. Convém realizar ainda check-up prostático anual, se você tem mais de 40 anos. Limitar a ingestão de calorias e gorduras de origem animal, aumentar a proporção de vegetais na dieta (soja e tomate, por exemplo); beber uma taça de vinho tinto ao dia; e fazer exercícios regularmente. Essa é a melhor prevenção para as doenças da próstata.

Praticar um esporte é uma boa opção. Para que seja de fato uma opção sadia o esporte escolhido deve ser apropriado para a condição física, faixa etária e as habilidades do praticante, portanto qualquer que seja o esporte, para que só haja benefícios ao praticante é necessário critério, bom senso, disciplina, carga correta, constância, evolução gradativa e de preferência acompanhamento médico.            

Mas de certeza uma coisa é verdade, exercitar o corpo é mais que necessário, é condição mínima para ter qualidade de vida básica. Sedentarismo custa caro, muito caro. Além das dores do corpo, dói muito no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário