sexta-feira, 30 de março de 2012

BIKE FIT


As bicicletas evoluíram muito nos últimos anos, hoje é comum termos bicicletas tão valiosas quanto alguns carros. A indústria de bicicletas evoluiu a tal ponto de utilizar algumas tecnologias desenvolvidas para a Fórmula 1 para melhorar a construção das bicicletas. Muitos ciclistas gastam verdadeiras fortunas para melhorar o peso e os componentes da sua bicicleta, mas se esquecem do mais importante: a escolha do tamanho correto e o ajuste adequado da bicicleta.

Mas você sabia que a posição do seu corpo sobre a bicicleta afeta diretamente a sua pedalada? Estar mal posicionado na bicicleta pode fazer com que você não consiga aproveitar o que sua bicicleta tem de melhor.
Seu posicionamento, afeta não só quanta força você consegue fazer, o que compromete diretamente sua velocidade, mas também afeta o seu conforto sobre a bike. Uma posição muito confortável pode não favorecer sua performance, por outro lado sacrificar o seu conforto por uma posição mais agressiva também pode acarretar o surgimento de algumas lesões.

O bike fitting é um serviço que se propõe a ajustar a bicicleta para o ciclista de forma a transformar a experiência de pedalar na melhor possível.  O ajuste é feito de maneira a garantir que o ciclista esteja confortável, numa posição segura (que não favoreça o surgimento de lesões) e numa posição eficiente para garantir o máximo de performance possível.

FAÇA UM BIKE FIT!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

10 MOTIVOS PARA PEDALAR!!!

 

 
Pronto para experimentar?
 
1. emagrece - Andar de bike é um exercício aeróbico, portanto queima calorias. O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. Mas a média é de 400 a 500 calorias por hora.

2. aumenta o fôlego - Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem pedala habitua os pulmões a essa sobrecarga.

3. deixa as pernas torneadas (Principalmente para a mulherada...) - A musculatura dessa região é bem solicitada durante a pedalada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto – nada que se iguale a um treino de musculação. Mas como andar de bike também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente.

4. exercita a cabeça - O momento em que você está em cima da bike é aquele em que as grandes idéias surgem. Esse fato tem tudo a ver com o exercício. Fazer uma atividade aeróbica regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. Porém, isso regride quando você pára de se exercitar.

5. economiza dinheiro - Ao trocar o carro pela bike, você deixa de gastar uma tremenda grana com combustível. Isso significa um bom saldo na conta bancária.

6. alivia o stress - Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final da pedalada, você vai ganhar uma tremenda disposição para enfrentar o dia-a-dia.

7. ajuda a salvar o planeta - Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2 ). E a maior parte dele vem da queima de combustíveis. Esse gás, quando presente na atmosfera, forma uma barreira, impedindo que a radiação solar refletida pela superfície da Terra volte para o espaço – criando, assim, o efeito de uma estufa. Com isso, as temperaturas do ar, dos oceanos e dos lagos aumentam e as funções dos ecossistemas começam a mudar. Segundo especialistas, já existe um volume de CO2 na atmosfera que vai afetar a nossa vida por mais de 100 anos. Ao andar de bike, você não lança dióxido de carbono, ajudando a reduzir as concentrações do gás e deixando o planeta menos poluído.

8. previne doenças - Se pesquisar a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias de tantos estudos que existem… Quem pedala mantém o organismo ativo e não deixa que vários mecanismos enferrugem. Você fica resistente a várias doenças, como osteoporose e problemas cardíacos.

9. dribla os congestionamentos - A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto (dependendo da cidade). Mas é preciso ficar atento às normas de segurança para circular no meio do trânsito.

10. facilita conhecer a cidade - Preso dentro do carro, você nem imagina quanta coisa bacana é possível encontrar nas ruas e avenidas da região onde mora. Sentado na bicicleta, além de sentir aquele vento gostoso no rosto, que dá sensação de liberdade, seu campo de visão se amplia e você consegue visualizar melhor o ambiente.

Fonte:
 Christina Biltonveni - Revista Boa Forma

segunda-feira, 19 de março de 2012

CUIDADO NO USO DA RELAÇÃO DAS MARCHAS

 O atual sistema de transmissão da força de tração na bicicleta sempre foi um dos maiores motivos de preocupação dos cicloturistas durante as viagens. Costumamos pensar na corrente de transmissão como uma simples peça da bicicleta, e muitas vezes nos esquecemos que ela é composta, na verdade, por centenas de pequenas pecinhas fixas umas nas outras apenas por pressão.
Por isso, o uso das marchas e da corrente deve ser muito cuidadoso. Além da sujeira e da falta de lubrificação, um dos maiores erros que podemos cometer é o que se chama de corrente cruzada. As correntes de transmissão são feitas para funcionarem ao longo de uma linha reta. Isto é, quando aplicamos uma tração, todos os elos devem estar o mais alinhado possível. Quando ocorre um desalinhamento muito grande destes elos, aparecem forças laterais que diminuem bastante a vida útil da corrente e podem até mesmo causar uma ruptura.
Exemplo de uma combinação errada
Exemplo de uma combinação errada
Foto: Rodrigo Telles
A regra geral é a seguinte. A coroa do meio (na frente) pode ser combinada com qualquer uma das catracas (atrás), evitando-se as das extremidades. Com a coroa maior é bom utilizar somente as quatro catracas menores, que ficam mais ou menos alinhadas com ela. Da mesma maneira, com a coroa menor, utiliza-se apenas as quatro catracas maiores. Desta forma evita-se a situação que está ilustrada na figura. Esta regra pode ser usada tanto para catracas de 7 como de 9 velocidades.
Detalhe do ângulo formado pelos elos
Detalhe do ângulo formado pelos elos
Foto: Rodrigo Telles
Note que fazendo isso você não está perdendo nenhuma relação de marchas de que a sua bicicleta dispõe, pois as combinações que estamos chamando de ‘proibidas’ produzem relações equivalentes às conseguidas com o uso de outra combinação.
Um outro problema parecido com este e que também merece bastante atenção, acontece no momento das trocas de marcha. Quando trocamos de marcha, a corrente que está girando numa das rodas dentadas, tem que se inclinar fortemente para engrenar na roda dentada ao lado, seja através do câmbio dianteiro ou traseiro. Não há nenhum problema, caso esta transição ocorra suavemente.
Porém, se aplicarmos uma tração neste momento, estaremos aplicando as tais forças laterais nos elos que estão envolvidos na transição. Por isso, sempre que mudamos de marcha, devemos girar os pedais livremente sem tração. De maneira prática, podemos dizer que temos que aliviar a força dos pedais para que a mudança de marcha seja macia.
Para isto o ciclista tem sempre que estar atento e prever com alguns segundos de antecedência a necessidade da troca. Por exemplo, se você entrou de repente numa subida, vai ter que reduzir a marcha. Não espere o último momento, pois aí você não vai mais conseguir aliviar a força para fazer a troca. Se você errou o momento da troca, não excite em parar, saltar da bicicleta e trocar a marcha com ela parada, ou mesmo empurrá-la até o topo da subida.
Estas dicas se tornam especialmente importantes se você estiver viajando com a bicicleta carregada. O peso, principalmente nas subidas vai acentuar esses problemas.
O sistema de transmissão de forças ainda tem muito que evoluir (quem sabe para o sistema de eixo como já se usa em algumas bicicletas). Mas enquanto isso, vamos cuidando bem das nossas delicadas correntes, porque elas ainda tem muito o que girar para nos levar a todos os lugares fantásticos que planejamos conhecer.

sábado, 17 de março de 2012

MOBILIDADE URBANA E HUMANA JÁ!!!

No último dias 15 de março,  a Câmara de vereadores de João Pessoa- PB discutiu entre outros assuntos uma questão primordial em qualquer cidade grande hoje, a mobilidade urbana.

Entre um dos populares que presenciavam e reinvidicavam seus direitos no plenário  está seu Jovino Costa, participante mais experiente do ECO PEDAL TALHADO!!!

PARABÉNS SEU JOVINO COSTA E DEMAIS PARTICIPANTES DESTA LUTA!!! CONTE COM A EQUIPE PEDAL DA SERRA PARA O QUE PRECISAR!!

quinta-feira, 15 de março de 2012

VENHA POSTAR SUA MELHOR FOTO DO EVENTO AQUI!!!

QUASE TODOS OS PARTICIPANETES QUE ESTIVERAM NO ECO PEDAL TALHADO TIRARAM MUITAS FOTOS, E DAS MUITAS SEMPRE TEM AQUELA QUE FICOU MUITO BONITA, QUASE PROFISSIONAL. ENVIE A SUA PARA PUBLICAR NO NOSSO BLOG.

ESSA É A MINHA:
FOTO TIRADA NO INICIO DA 1ª TRILHA DESCENDO

segunda-feira, 12 de março de 2012

OPERAÇÃO ECO PEDAL TALHADO 2012

Em dezembro começamos um sonho, e apesar de todas as dificuldades resolvemos criar um evento de ciclismo em nossa cidade para assim prestigiar a todos aqueles que nos receberam em suas cidades em outros eventos, bem como, divulgar belezas que para muitos, inclusive de nossa própria região, sequer existiam.
O dilema permanecia quando resolvemos escolher o percurso. Ele seria suave? Duro ou Técnico? O misto de tudo foi a solução encontrada, então começamos a lembrar de todas as trilhas que fizemos nos últimos tempos e juntá-las e assim fazer um caminho só, com um trecho suave, como aquele início de estradão e pequenas trilhas, um pedacinho mais duro com a subida da serra da TUBIBA e muitos períodos técnico em suas ladeiras, para que todos que se inscrevessem  no evento, conseguissem fazer o trajeto de forma tranquila, porém, com algumas dificuldades para apimentar um pouco o evento.
Para nós da organização,  para quem ainda não sabe (PETRÔNIO E JOSEMAR), não restava alternativa senão a enigmática Serra do Talhado, com suas subidas e descidas ou seja, uma volta saindo de Santa Luzia passando pelo TALHADO e retornando a nossa cidade, já que esse percurso, prestigia um marco da história local, já que o lugar outrora, foi usado por negros escravos para se esconderem devido a suas dificuldades de acesso na época, agora ver o mundo se deliciar com as lindas imagens das muitas câmeras que por lá circularam, em um verdadeiro registro visual de uma região muito bonita e praticamente inóspita.
Esse percurso que  todos fizeram no evento, nós da EQUIPE PEDAL DA SERRA fizemos por 3 vezes na mesma semana para mapear, testar e ter a certeza que acertaríamos, satisfazendo assim aos mais exigentes gostos dos praticantes do “mountain bike” de verdade.
Para nós da organização, só faltava a realização do evento propriamente dito, com suas nuances e detalhes que só podem ser resolvidos na hora, como se diz no ciclismo, com as bikes girando, e graças ao Bom Deus, terminamos tudo em paz.
A todos que participaram do ECO PEDAL TALHADO 2012, aos que acreditaram no projeto e patrocinaram o evento, aos que colaboraram de uma forma ou de outra, a nossa equipe PEDAL DA SERRA, nosso muito obrigado!!!
E para aqueles guerreiros que com suas dificuldades pessoais não conseguiram completar o percurso, fica a certeza de que o Talhado vai está lá o ano que vem, alto, enigmático, difícil, porém transponível, para que vocês consigam superá-lo e superar seus próprios limites!!! Até o ano que vem se Deus quiser!! E ele há de querer!!!

quinta-feira, 8 de março de 2012

NOVA LOGOMARCA DA EQUIPE PEDAL DA SERRA - SANTA LUZIA - PB


NOVA LOGO DA EQUIPE PEDAL DA SERRA / SANTA LUZIA - PB


ALGUMAS DAS EQUIPES DO ECO PEDAL TALHADO


ALGUMAS DAS EQUIPES QUE VÃO PARTICIPAR DO ECO PEDAL TALHADO



GUARÁS DA SERRA - GUARABIRA - PB

TRILHOSSAUROS - SOUSA - PB

JURIBIKE - JURIPIRANGA - PB

RAPADURA BIKER - NATAL - RN

PEDAL DO SOL - PATOS - PB


terça-feira, 6 de março de 2012

CONTANDO AS HORAS PARA O ECO PEDAL TALHADO

A idéia foi comentada entre eu e Josemar e resolvemos abraçar!!! Daí, em uma sexta a noite lá no ESPAÇO 1 lançamos a idéia de anunciar um evento de ciclismo em nossa cidade. Essa sexta era véspera da viagem para Solânea. Paramos de fazer tudo e procuramos um cara para pintar,  a noite mesmo, um faixa de divulgação, tendo o lançamento ocorrido em Solânea à 3 meses, depois disso resolvemos entrar de cabeça na idéia!!


Fizemos muitas trilhas, procuramos um percurso que desse para que todos pudessem participar sem que fosse muito pesado, mas que também não poderia ser muito leve.

Após horas de muito planejamento e mão na massa, o evento ciclistico ECO PEDAL TALHADO  está quase pronto, faltando apenas detalhes mínimos e uma correria que não tem tamanho.
EU E JOSEMAR PINTANDO AS ESTACAS DO CAMINHO
SÁBADO 19:00 HORAS  - KKKK
Hoje, praticamente conseguimos o primeiro objetivo do evento que era vender todos os kit´s e assim juntar uma galera massa no dia, portanto, com praticamente 200 inscritos, precisamos trabalhar mais e mais até a hora do evento para agradar ao máximo todos que acreditaram na idéia!!!

Sejam bem vindos a Santa Luzia - PB e que tudo corra na mais perfeita paz a todos os que irão curtir o ECO PEDAL TALHADO, assim deseja toda a EQUIPE PEDAL DA SERRA !!!

segunda-feira, 5 de março de 2012

FAZENDO AS MARCAÇÕES DO ECO PEDAL TALHADO

14:00  - preparando pra ir pra lá!!!

Fazendo marcação!!!
Vocês devem entrar na marcação amarela!!!

<>
Pôr do sol em cima da serra do Talhado

Santa  Luzia ao fundo e 24 km separando!!
Entramos pela noite pintando  as cercas e marcações!!! 

INFOGRÁFICO DO ECO PEDAL TALHADO


1ª PARTE  (TRECHO VERDE)  -  ( PERCURSO DE 16,9 KM ATÉ O PRIMEIRO PONTO DE APOIO).
NIVEL DE COMPROMENTIMENTO FÍSICO -  ; )
2ª PARTE  (TRECHO AMARELO)  -  ( PERCURSO DE APROXIMADAMENTE 14 KM ENTRE O 1º E 2º PONTOS DE APOIO             NIVEL DE COMPROMENTIMENTO FÍSICO -  :  )
3ª PARTE  (TRECHO VERMELHO)  -  ( PERCURSO DE 12,9 KM ATÉ O 3º PONTO DE APOIO).
 NIVEL DE COMPROMENTIMENTO FÍSICO -   DE   : |  À   :  )
DEPOIS DA LINHA VERMELHA É 4ª PARTE DO PERCURSO QUE ESTÁ A  APROXIMADAMENTE 10 KM DA CHEGADA -  É SO ALEGRIA ATÉ A AABB.
 NIVEL DE COMPROMETIMENTO FÍSICO.  ; )

sábado, 3 de março de 2012

TEM LOJA NOVA DE BIKE AI GALERA


Estará inaugurando essa semana, dia 07 de março de 2012 em PATOS - PB a mais nova loja de bicicletas do estado.

Nasce a DUCK´S BIKE, com visão nova e empreendedora de um mercado em amplo crescimento,  o empresário ALEX  QUEIROGA disponibilizará em seu estabelecimento a venda de peças, bicicletas  e serviços de manutenção das nossas "bikes", tudo em alto padrão de qualidade e responsabilidade.

Vamos prestigiar a inauguração e presenciar as novidades do mercado na DUCK´S BIKE, além claro, de fazer um belo pedal inicial para começar tudo com o pé, digo, com o pedal direito.

VIDA LONGA A DUCK´S BIKE!!!!

Programação:

19:00hs Abertura oficial.
19:15hs Mesa de Frutas.
19:30hs Pedal pelas principais ruas da cidade com carro de som.
20:30hs Final do pedal na Loja, onde será servido sucos e frutas.

Informações: 83.34211236