domingo, 6 de maio de 2012

As 12 melhores bikes para 2012


As 12 melhores bikes para 2012

Bom, pelo menos esse é o titulo de uma matéria da conceituada revista eletrônica Mountainbike.com (veja aqui a reportagem original). Após testar uma série de bikes, a revista escolheu 12 modelos, entre elas 29ers, 26, bikes para XC, Trail e Downhill. Mas uma coisa elas tem em comum: todas são full suspensions, sem exceção.
Ao lado de marcas desconhecidas, como a Yeti SB-66, a Pivot Mach 5.7 Carbon, Niner Jet 9 RDO e a Intense Carbine, temos outras que nos são mais familiares, como a Santa Cruz, e as velhas conhecidas Rocky Mountain, Specialized, Trek, Cannondale e Kona, que mostraremos a seguir (os preços estão em dólares, e são preços de referência, nos EUA).
A Specialized emplacou duas “bikes dos sonhos”, ambas 29ers. A clássica S-Works Stumpjumper vem, pela primeira vez, numa versão de rodas grandes, com 130mm de curso na roda traseira – que faz dela uma perfeita All-Mountain. Ela, segundo o engenheiro Brandon Sloan, teve a geometria completamente repensada em relação à tradicional Stumpjumper 26″. Com movimento central BB-30 Press-fit, e quadro de carbono de menos de 1900g, a brincadeira está na casa dos U$10.000.


Spz Stumjumper 29er

E não ficou só na Stumpy. A SPZ Camber Pro carbon 29er também foi eleita uma das melhores de 2012. Com 110mm de curso na suspensão traseira, adequado à uma trail bike, e componentes top que a deixam com apenas 11,7 kg (bem leve para uma full), ela também tem preço assustador: acima de 8.000 dólares. Mas, se ter uma Camber é seu sonho, não se assuste: Aqui no Brasil é possível adquirir a Camber Comp (alumínio M4) por menos de 7.000 reais.


Specializer Camber Carbon Pro 29er

A Trek também não ficou para trás. A Fuel EX 26, uma maravilhosa trail bike, e a Session 9.9, uma bike de downhill, também ficaram entre as top 12.
A Fuel EX 9.9, modelo top de linha, vem com relação 2×10, e com relação 3×10 nos outros 7 modelos alternativos. Uma prova da qualidade da bike é a escolha do amortecimento: Fox RP3 na suspensão traseira e garfo Fox DRCV. Como a Camber, o modelo Top de linha vai a U$ 8.500, enquanto que o básico (EX5) sai na casa dos 1.800 dólares.


Trek Fuel EX

Embora, pelo nosso relevo, o downhill não seja uma modalidade popular por aqui, não podemos deixar de falar na Trek Session 9.9, uma revolucionária bike para as descidas, com menos de 16 kg (bem leve para DH).
Com um garfo Fox pneumático com Hybrid Air Technology, que permite o ajuste fino da compressão e amortecimento com a calibragem da mola pneumática, o Mino-Link que permite ajustar a suspensão para o tipo de terreno e 21mm de curso na traseira, a Session 9.9 custa por volta dos U$ 8.500.

Trek Session 9.9

A Kona também  está no pedaço, com uma bike de DH – a Kona Entourage, cujo modelo Deluxe é vendido por cercad e 4.000 dólares e o modelo standard por algo em torno de U$ 2.800, ambos pesando cerca de 17 kg. Com 170mm de curso, a Entourage aposta na rigidez do conjunto quadro-balança, com pivôs oversize, para eliminar as torções (e perda de potência) nas descidas.


Kona Entourage

Rocky Mountain, marca recém-chegada ao Brasil, chega nas top 12 também de rodas grandes: a Element, segundo a Mountanbike.com, tem feito a galera babar. A bike promete agilidade, com as mudanças na sua geometria, e rigidez com o novo sistema de pivots. A versão em carbono dessa excelente trail bike é esperada em breve.


Rocky Mountain Element

A Santa Cruz Blur TRc, com seu quadro de carbono  e suspensão traseira de 127mm e garfo Fox de 130mm, a bike é vendida como XC Race, com ótima característica para uphill, mas, com essas medidas, com certeza funcionará muito bem como Trail Bike. Pena que seja uma marca difícil de encontrar por aqui.


Santa Cruz Blur

E, como dizem os americanos, que fazem essas maravilhas, Last but not least, a Cannondale Scalpel 29er veio mesmo para fechar. pesando meros 9,7 kg (é uma 29″, gente!), a C’dale afirma que vai vir coisa ainda mais leve por aí. Onde a gente vai parar? Mas não se apresse: a Cannondale Scalpel 29 Carbon 2012 só vai ser lançada, lá nos EUA, no final do ano.


Cannondale Scalper 29er

Com um curso de 100mm na traseira, a bike está mais para XC race, que é o objetivo dessa Scalpel. Para quem gosta de pneus mais largos, dá para instalar até um gordinho de 2,25″.
Nesse modelo a Cannondale deixou de lado o sistema zero-pivot e instalou um sistema de links com pivot otimizado para pedivelas duplas, uma tendência irreversível no XC race. O garfo, é claro, é uma Lefty com 100 mm. A Carbon 1 deverá sair por 7.600 dólares enquanto os modelos mais baratos de alumínio deverão ficar rondando os U$3.500.
Então, pessoal, agora é por moeda no cofrinho e se preparar para o up definitivo!

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