terça-feira, 8 de março de 2016

A SINALIZAÇÃO DO ECOPEDAL TALHADO 2016 - EXPEDIÇÃO YAYÚ.

Na linguagem técnica, sinalização de uma trilha serve para que pessoas estranhas aquele ambiente consigam transitar pelo local sem nenhum problema mais sério, e principalmente não se perca;

A sinalização distribuída pela trilha do ECO PEDAL TALHADO 2016  - EXPEDIÇÃO YAYÚ se divide basicamente em placas de sinalização em PVC com indicação de direção e bandeiras de TNT vermelhas dispostas em sequência para confirmar a indicação da seta e tranquilizar quem está na trilha;

Vamos começar com a sinalização direcional com placas de PVC:

Como o percurso é muito longo resolvemos colocar uma marcação em todo local que houver possibilidade de dúvida na trilha. Ou seja, em todas as bifurcações, mudanças de direção ou em trechos em que a trilha esteja mal definida por mato fechado, riachos ou córregos;

Nas bifurcações, a sinalização direcional sempre terá uma placa de PVC  com a seta indicando o lado a seguir, mas SEMPRE constará também fitas de TNT  vermelhas confirmando o indicado na placa e o lado para o qual o ciclista tem que seguir. Assim, por exemplo, se o ciclista deve pegar a trilha para a esquerda, a sinalização de TNT segue apos a placa na trilha da esquerda.

A sinalização direcional de uma trilha tem dois objetivos básicos que é indicar a direção correta aos visitantes, evitando que se percam, além claro de facilitar ações de manejo do interesse da organização, como segurança, ambulância, respeito ao meio ambiente e respeito as propriedades privadas.

A sinalização Confirmatória – É aquela que, logo após uma bifurcação ou mudança de direção confirma que o PARTICIPANTE escolheu a opção correta, pois após a marcação do lado em que deve seguir, logo a frente existe uma confirmação da trilha, NO CASO SETA A ESQUERDA, TECIDO VERMELHO INDICA A CONFIRMAÇÃO;

Sinalização confirmatória:

SEMPRE haverá uma sinalização confirmatória logo após uma bifurcação ou mudança brusca de direção já dentro da opção correta de trilha a ser seguida, mas ainda visível para quem está na bifurcação e ainda não escolheu o caminho que vai seguir. Sua função, como o nome diz, é assegurar ao caminhante qual é o caminho certo. Em outras palavras, a sinalização confirmatória confirma o que a sinalização direcional já apontou e deverá ser seguida, assim evitando que mesmo pessoas mal intencionadas virem a seta da placa você ainda terá uma noção de esta indo no caminho certo, pois seguirá a confirmação que só existirá do lado certo;

Sinalização Calmante – É aquela que de tempos em tempos reassegura ao ciclista que  o mesmo está no caminho correto. Portanto em oposição, sempre que  o ciclista pedalar por alguns quilômetros e não ver uma sinalização calmante, saberá que errou o caminho e deverá retornar até encontrar a última sinalização e voltar à trilha certa;

SINALIZAÇÃO CALMANTE

SINALIZAÇÃO CALMANTE EM SEGUIDA

A princípio todos que irão participar do ECOPEDAL TALHADO 2016 poderiam pensar que a sinalização direcional colocadas em encruzilhadas seria o bastante, porém a prática de outros eventos organizados por nós da EQUIPE PEDAL DA SERRA já mostrou que esse procedimento não é suficiente. Muitos participantes desses passeios ciclísticos não têm grande experiência em ambientes naturais e é comum não verem a marcação em bifurcações, o que os leva a se perderem. A sinalização calmante serve para assegurar aos participantes do ECO PEDAL TALHADO - EXPEDIÇÃO YAYÚ  a certeza que ele está no caminho certo.

A EQUIPE PEDAL DA SERRA percorreu por varias vezes esse percurso de 51 km de extensão, mapeando e selecionando os lugares críticos e necessários para sinalização e garanto que estão exaustivamente sinalizadas nas mudanças de direção, bem como com bandeiras vermelhas amarradas a galhos de árvores onde,  ao visualizar uma bandeira dessa quase que instantaneamente visualizará outra bandeira vermelha logo em seguida, por isso caso aconteça de algum ciclista percorrer cinco minutos de trilha e não encontrar nenhuma sinalização de placas, bandeirolas vermelhas ou ate mesmo pinturas saberá que precisa retornar pelo mesmo caminho que veio, pois não está na direção correta.

Por isso aproveitem o pedal e sigam a sinalização sem medo de errar porque ela levará aos lugares certos sem nenhuma dor de cabeça!!