sábado, 29 de setembro de 2012

A BIKE NA "MEDIDA CERTA"

 
wallpaper_1BIKE FIT EM BUSCA DA RECEITA PERFEITA

É verdade que a ponta do joelho tem de ficar alinhada com a ponta do pé? O guidão tem de esconder o cubo da roda dianteira quando olhamos de cima? Se eu medir a distância entre o guidão e o selim, pelo tamanho do meu cotovelo até a ponta dos dedos, está correto?

É preciso enfatizar: não existe receita pronta, truques e dicas. Um bom Fitter possui técnicas baseadas em estudos científicos que adotam, como parâmetros, a aferição de ângulos formados por pontos anatômicos específicos. Esses ângulos vão variar de acordo com as distâncias entre esses pontos, quando se compara dois indivíduos. Somente assim é possível encontrar o perfeito posicionamento, onde o máximo de energia é aproveitado na pedalada, obtendo o máximo em conforto.

Fora isso, o que temos são mitos e lendas que, de tanto serem repetidos, acabam tornando-se verdades. Com o advento da internet e do Ctrl+C/Ctrl+V, receitas mirabolantes se difundiram entre os ciclistas de tal maneira que provavelmente você já usou ou vai usar uma delas alguma vez na vida.

"Afinal, existe uma maneira correta de ajustar a bike sem consultar um Fitter?" A resposta é simples. Ajustar a bike sem consultar um Fitter é possível sim; difícil será saber se sua bike realmente está no posicionamento correto e, inclusive, se o tamanho do quadro é adequado. O simples fato de viver com essa dúvida torna qualquer desconforto, um dilema: será que é um breve desconforto ou existe algo que pode ser melhorado no posicionamento?
Sabe quando você sai para pedalar com seus amigos, e justamente naquela subida você assiste todos eles dispararem na sua frente, e ao chegar ao topo, param para assistir você completar a subida? Nesse intervalo de tempo você pensa: "O que está errado? Será que tenho que trocar o conjunto de marchas? Será que essa bike está muito pesada? Será que não estou me alimentando direito?" Esse tempo é quase um purgatório, onde você se martiriza procurando respostas para a sua falta de rendimento. Várias vezes os colegas palpitam sobre seu posicionamento na bicicleta, o grande problema é que cada um dá uma dica diferente. Alguém diz para aumentar a altura do selim, outro diz para abaixar, e um terceiro argumenta que o seu quadro é que está errado para você. Em meio a esse turbilhão de dicas, e sem saber o que fazer, você recorre ao seu mecânico de preferência, que por sinal pedala a mais de 20 anos e já venceu várias provas de Speed ou Mountain Bike, e pede que ele ajuste a bicicleta.

O fato de o Fitter conhecer muito bem a biomecânica do esporte permite que ele planeje o posicionamento do atleta ao longo da evolução física. E assim como os engenheiros, os Fitters são profissionais vinculados aos conselhos profissionais da área da saúde (Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Biólogos, Médicos, Biomédicos, entre outros), que se responsabilizam pelo registro profissional e fiscalização da atuação profissional. Isso garante segurança e profissionalismo ao serviço executado.

Fonte: Revista a Bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário