Um amigo certa vez me perguntou qual era o prazer de fazer uma trilha? Como vocês conseguem pedalar durante horas, em baixo de um sol de 40° no sertão da Paraíba ?
Na resposta relatei uma série de fatores que me fazem continuar pedalando, mas, entre muitos outros, três motivos que me marcam mais, e de certeza é o que me faz pedalar e pedalar cada vez mais, em um ritual mais frequente a cada dia!!!
Sem dúvida nenhuma, o principal deles é contato com a natureza. Perdoem aqueles que pedalam em suas cidades só no asfalto, mas quem não vai a trilha só aproveita a metade dos benefícios que a bicicleta propõe; O barulho dos pneus nas pedras cortando caminho em meio a natureza que por mais sofrida que seja mostra sua beleza; O friozinho ao sair bem cedo, com sol ainda pra nascer; O cheiro inconfundível de mato molhado, são prazeres que relatam, reportam a infância, nostalgia, algo lúdico em sua máxima expressão, algo que se torna tão prazeroso que uma semana sem pedal faz falta, e como faz;
Da mesma forma, quase no mesmo grau de importância é a sensação de coleguismo que existe na trilha. O egoísmo tratado diuturnamente na vida, dá lugar ao companheirismo de ajudar ao próximo, de ajudar a remendar uma câmara de ar, repartir a bomba na hora de encher o pneu, dá a mão para levantar o colega que caiu. Já notaram, quem na trilha é muito autossuficiente acaba se isolando? Essas atitudes mesquinhas não combinam com o intuito de pedalar e fazer a trilha, pelo menos na nossa equipe, aqui NINGUÉM DEIXA NINGUÉM, esse é o lema!!
Por falar nisso, prestem atenção em uma coisa, quando começamos a pedalar com uma turma de amigos, logo em seguida surge a necessidade quase que institivamente, quase que intuitivamente, a dar um nome a o grupo de amigos, transformando-se em uma “EQUIPE”, pois, pedalar em grupo é um verdadeiro trabalho de equipe e continuar girando na “bike”, desfrutando, se divertindo e compartilhando de momentos muito agradáveis em meio a natureza com amigos que gostam de desfrutar da mesma coisa, isso é pedalar, esse é o significado.
O terceiro e não menos importante motivo pelo qual gosto de pedalar na trilha, é a sensação de liberdade que ela me proporciona, conjuntamente com a sensação de poder, querer e conseguir algo que me dá prazer, satisfação e paz, pois na trilha refletimos em cima de nossa bicicleta o que, como e quando devemos mudar e melhorar, nos atos, formas e hábitos, sempre acompanhados de pensamentos que mudam no ritmo dos pedais.
Estar na trilha para mim é muito mais do que praticar esporte, é poder desfrutar do mais perto que já cheguei de algo chamado “paz de espírito”, paz essa que todos vivem em uma busca constante, mas poucos conseguem!!
Pelo menos para mim , pedalar é preciso!!!
VAMOS LÁ EQUIPE PEDAL DA SERRA, CONTINUAR GIRANDO!!!
By PETRONIO NÓBREGA