quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

1 ª BIKE GINCANA - VÍDEO DEMONSTRATIVO

                                      Como já foi relatado nesse blog, no sábado do ECO PEDAL TALHADO vai acontecer a 1ª BIKEGINCANA da EQUIPE PEDAL DA SERRA e as equipes que quiserem participar da brincadeira devem trazer as suas camisas oficiais e cada grupo poderá inscrever um representante para efetuar as tarefas.

                           Esse momento lúdico além de preencher o tempo dos ciclistas no sábado, serve para alimentar um pouco de "competição entre os participantes". 

                    Estamos esperando todos vocês para mais essa novidade do ECO PEDAL TALHADO!!!!

Assistam e vão treinando !!!!!!!!




GARANTA JÁ SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO LINK ABAIXO:

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PARTICIPE DO ECO PEDAL TALHADO 2013





Acontecerá no próximo dia 10 de Março de 2013 em SANTA LUZIA – PB a segunda edição do ECO PEDAL TALHADO, evento este que vem envolvendo  ciclistas da Paraíba,  Rio Grande do Norte e Pernambuco, que visam através do ciclismo desbravar  novas trilhas por onde passam;

                   

O evento propriamente dito, visa a confraternização desse esporte que cresce a cada dia em número e qualidade, por isso, a mobilização para participar do ECO PEDAL TALHADO é grande, tendo envolvido 200 ciclistas ano passado e expectativa de 250 ciclistas  em 2013;

                  
Muitas coisas chamaram atenção no ECO PEDAL TALHADO, além claro da organização do evento que dispunha do apoio de ambulâncias, socorristas , pontos de hidratação e carro para transporte dos ciclistas cansados, belíssimas imagens  por todo o seu percurso,  percurso esse que, além de  muito  bonito, possui e dificuldade moderada e  um  nível técnico elevado;
                  

O que seria então uma trilha de percurso técnico e dificuldade moderada? O percurso é o misto de tudo isso e foi a solução encontrada pela organização do evento, juntar algumas trilhas  e assim fazer um caminho só pela enigmática SERRA DO TALHADO,, com trechos suaves, algumas subidas e muitos períodos técnico em suas ladeiras, para que todos que se inscrevam no evento, consigam fazer o trajeto de forma tranquila, porém, com algumas dificuldades para apimentar um pouco o evento.
                  

 A todos os amantes do CICLOTURISMO, a Serra do Talhado, com suas subidas e descidas prestigia um marco da história da Paraíba e a escravidão que foi a criação do QUILOMBO DO TALHADO lugar que outrora, foi usado por negros escravos para se esconderem devido a suas dificuldades de acesso na época.
                 

Agora e graças ao ECO PEDAL TALHADO é possível ver o mundo se deliciar com as lindas imagens em um verdadeiro registro visual de uma região muito bonita e praticamente inóspita do Estado da Paraíba.

                                

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AINDA NÃO TEM UMA BIKE? O QUE ESTÁ ESPERANDO?

Pedalar é mesmo tudo de bom, porque além de todos os benefícios para nosso corpo, ainda nos proporciona liberdade e independência!
Nunca parou para pensar? Então preste atenção: Quando estamos de bike podemos cortar caminhos e escolher rotas alternativas, chegamos mais rápido ao nosso destino, conseguimos observar tudo o que está acontecendo a nossa volta, não lidamos com o stress do trânsito e ainda mantemos o meio ambiente intacto.

Mas essa é sensação é proporcionada somente a quem anda de bicicleta.

E você ainda não tem uma bike? O que está esperando?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

1ª BIKEGINCANA PEDAL DA SERRA

Os encontros de ciclismos sempre trazem a todos os participantes um ar de confraternização e amizade que é espalhado por onde passa, esse é o objetivo!!!! E a cada encontro aumenta o número de participantes dos passeios que acontecem quase sempre aos domingos de manhã logo cedo.



Acontece que em virtude das distâncias entre as cidades dos ciclistas e a cidade do evento, quase sempre todos chegam no dia anterior ao evento, no caso, temos o sábado para entrega dos kits e aquela reunião fraterna entre os ciclistas de todas as idade, porém muitas vezes não se tem o que fazer a não ser jantar e esperar a hora de dormir para participar do passeio no dia seguinte.



Pensando nisso a EQUIPE PEDAL DA SERRA  está inovando mais um vez em seu ECO PEDAL TALHADO  e decidiu por criar a 1ª BIKEGINCANA PEDAL DA SERRA, onde, cada equipe indica participantes para realização de provas que serão apresentadas no sábado a noite, em um somatório de pontos e tempo, preenchendo o sábado, aumentando a interação entre as equipes e gerando aquele gostinho de "competição" sadia entre os ciclistas!!!!!



A BIKEGINCANA PEDAL DA SERRA  acontecerá no dia 09 de março, no sábado do  ECO PEDAL TALHADO e cada equipe poderá inscrever até dois participantes, além claro de participar com sua camisa oficial da equipe para que fique bem marcado no evento!!!! ESPERAMOS VOCÊS NESSA BRINCADEIRA QUE PROMETE!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                                     

domingo, 10 de fevereiro de 2013

MAPA DOS PARTICIPANTES DO ECO PEDAL TALHADO 2013





OS GRUPOS DE CICLISMO DESSAS CIDADES ESTÃO SE ORGANIZANDO E MUITOS JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA NO ECO PEDAL TALHADO 2013, FAÇAM JÁ SUAS INSCRIÇÕES E GARANTAM SUA VAGA NO PASSEIO!!!!!!!!

AS  INSCRIÇÕES PODERÃO SER FEITAS ATÉ O DIA 22 DE FEVEREIRO NESSE LINK:

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BICICLETA TAMBÉM É CULTURA


Visitar e andar de bike nos caminhos do Quilombo do Talhado no seridó paraibano significa fazer uma incrível viagem no tempo pelas Trilhas da da história.
IMAGEM DE SANTA LUZIA VISTA DO TALHADO
 O roteiro é inusitado e no mínimo pode ser considerado diferente e com belas e inesquecíveis imagens.


O Talhado é um antigo quilombo que se formou no município de Santa Luzia e sobreviveu durante muitos anos praticamente isolado do resto da sociedade.
...                                          


Ali, negros fugidos de fazendas do interior se instalaram  devido a grande dificuldade de acesso e visualização por parte dos "CAPITÃES DO MATO", local este onde fundaram a comunidade que, segundo pesquisas antropológicas desenvolvidas no lugar, era totalmente baseada na divisão do trabalho e dos bens que retiravam da terra.


 CURTA METRAGEM DE DEU ORIGEM AO CINEMA NOVO NO BRASIL, E QUE COMO TEMA O QUILOMBO DO TALHADO!!!

                                                   

                                                    

Hoje em dia, os descendentes dos quilombolas vivem quase que parados no tempo. Apesar da energia elétrica ter sido levada ao sítio há alguns anos, muitos ainda vivem alheios às novidades tecnológicas.


As mulheres do Quilombo ainda desenvolvem o trabalho secular de fazer cerâmica com o barro retirado do arenoso solo do sertão. Com a arte herdada através das gerações, as mulheres ainda conseguem sustentar suas famílias e, de quebra, ajudam a preservar viva uma das mais tradicionais formas de artesanato do nosso Estado.
                  

As peças variam, desde pratos, passando por panelas, jarros, utensílios de cozinha diversos e os tradicionais potes para armazenar água, tão comuns nas casas dos sertanejos.


Para quem visita o Talhado, nada melhor que levar para casa o mais autêntico trabalho artístico. Apesar de algumas famílias ainda darem seqüência à arte, o trabalho com o barro já não é mais tão intenso quanto há algumas décadas atrás.     

                                  
O Quilombo do Talhado ficou conhecido Brasil depois que o cineasta Linduarte Noronha filmou Aruanda. O filme, produzido no início da década de sessenta, revolucionou o cinema nacional. Aruanda mostra a vida dos moradores do Talhado na época.


Retrata com fidelidade impressionante o trabalho artesanal das famílias que lutavam contra a seca fazendo potes de barro e levando, no lombo de jumentos, para serem vendidos nas cidades próximas.


O filme já foi exibido algumas vezes na comunidade, o que sempre acaba se transformando num grande avento para os moradores, principalmente para os mais novos.

 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA, FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

As equipes já estão se mobilizando para acertar as inscrições para o ECO PEDAL TALHADO e as inscrições começam a chegar com mais frequência. Nos últimos dias foram asseguradas as inscrições de São Mamede - PB, Ipueira - RN, Mossoró - RN e Guarabira - PB.

Não deixem para a última hora, junte sua equipe ou individualmente e faça sua inscrição!!!!

E para quem vem em Equipe ou turma e tiver uma logomarca da equipe façam com os GUARÁS DA SERRA de Guarabira e TRILHOSSAUROS  de Sousa - PB, enviem para o email petnobrega@hotmail.com para que eu possa divulgar no nosso blog!!!!!!!!!!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

GARANTA JÁ SUA INSCRIÇÃO!!!!



                                          Através de muitos contatos por telefone, facebook e email´s grupos que representam suas cidades já se manifestaram sobre o ECO PEDAL TALHADO 2013 e confirmaram presença, por isso, organize sua equipe, façam suas inscrições em grupo ou para quem não tem grupo, faça sua inscrição individualmente e garanta já sua inscrição !!!!

                                          Equipes de Juripiranga , Bananeiras, Sôlanea, Guarabira, Alagoinha, Sapé, Campina grande, João Pessoa, Patos, Sousa, Cajazeiras, Picuí e São Mamede, todos da Paraíba  bem como Recife e Timbaúba em Pernambuco e as cidades Potiguares de Parelhas, Currais Novos, Jaçanã, Natal e Tangará já confirmaram presença!!!! MOBILIZE-SE, GARANTA JÁ SUA E NÃO FIQUE DE FORA DE UMA TRILHA FORA DE SÉRIE!!!!!!

ECO PEDAL TALHADO 2013.

A EQUIPE PEDAL DA SERRA ESPERA POR VOCÊS!!!!

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO CLICK NO LINK ABAIXO:


https://docs.google.com/file/d/0B9RZ0eMvV2LeY1plYzFqdlpZamc/edit?usp=sharing


QUALQUER DÚVIDAS ENVIE SEUS EMAIL´S PARA:


PETRONIO NOBREGA                                                             JOSEMAR MEDEIROS
    (83) 9912 1035                                                                                (83) 9802 2979
    (83) 9166 9167                                                                                (83) 9364 2424
petnobrega@hotmail.com                                                             medeirosjosemar@hotmail.com