sábado, 29 de setembro de 2012

A BIKE NA "MEDIDA CERTA"

 
wallpaper_1BIKE FIT EM BUSCA DA RECEITA PERFEITA

É verdade que a ponta do joelho tem de ficar alinhada com a ponta do pé? O guidão tem de esconder o cubo da roda dianteira quando olhamos de cima? Se eu medir a distância entre o guidão e o selim, pelo tamanho do meu cotovelo até a ponta dos dedos, está correto?

É preciso enfatizar: não existe receita pronta, truques e dicas. Um bom Fitter possui técnicas baseadas em estudos científicos que adotam, como parâmetros, a aferição de ângulos formados por pontos anatômicos específicos. Esses ângulos vão variar de acordo com as distâncias entre esses pontos, quando se compara dois indivíduos. Somente assim é possível encontrar o perfeito posicionamento, onde o máximo de energia é aproveitado na pedalada, obtendo o máximo em conforto.

Fora isso, o que temos são mitos e lendas que, de tanto serem repetidos, acabam tornando-se verdades. Com o advento da internet e do Ctrl+C/Ctrl+V, receitas mirabolantes se difundiram entre os ciclistas de tal maneira que provavelmente você já usou ou vai usar uma delas alguma vez na vida.

"Afinal, existe uma maneira correta de ajustar a bike sem consultar um Fitter?" A resposta é simples. Ajustar a bike sem consultar um Fitter é possível sim; difícil será saber se sua bike realmente está no posicionamento correto e, inclusive, se o tamanho do quadro é adequado. O simples fato de viver com essa dúvida torna qualquer desconforto, um dilema: será que é um breve desconforto ou existe algo que pode ser melhorado no posicionamento?
Sabe quando você sai para pedalar com seus amigos, e justamente naquela subida você assiste todos eles dispararem na sua frente, e ao chegar ao topo, param para assistir você completar a subida? Nesse intervalo de tempo você pensa: "O que está errado? Será que tenho que trocar o conjunto de marchas? Será que essa bike está muito pesada? Será que não estou me alimentando direito?" Esse tempo é quase um purgatório, onde você se martiriza procurando respostas para a sua falta de rendimento. Várias vezes os colegas palpitam sobre seu posicionamento na bicicleta, o grande problema é que cada um dá uma dica diferente. Alguém diz para aumentar a altura do selim, outro diz para abaixar, e um terceiro argumenta que o seu quadro é que está errado para você. Em meio a esse turbilhão de dicas, e sem saber o que fazer, você recorre ao seu mecânico de preferência, que por sinal pedala a mais de 20 anos e já venceu várias provas de Speed ou Mountain Bike, e pede que ele ajuste a bicicleta.

O fato de o Fitter conhecer muito bem a biomecânica do esporte permite que ele planeje o posicionamento do atleta ao longo da evolução física. E assim como os engenheiros, os Fitters são profissionais vinculados aos conselhos profissionais da área da saúde (Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Biólogos, Médicos, Biomédicos, entre outros), que se responsabilizam pelo registro profissional e fiscalização da atuação profissional. Isso garante segurança e profissionalismo ao serviço executado.

Fonte: Revista a Bicicleta

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

AS VANTAGENS DO CICLISMO COMO EXERCÍCIO FÍSICO

O ciclismo é uma atividade física excelente para desenvolver o sistema cardiorespiratório . Dependendo do tipo de treinamento pode dar ênfase mais para o desenvolvimento de força muscular ou para queima de gordura ou para ambos, caso seja feito um treinamento específico para o objetivo que se deseja. É uma atividade mais segura que a corrida , por oferecer menos impacto , mais segurança , sustentação e facilidade de execução, principalmente nas bicicletas ergométricas que são geralmente indicadas para pessoas que estão iniciando a pratica da atividade física, pessoas que apresentam alguma lesão articular em joelhos, quadril e coluna e tem alguma dificuldade na caminhada, grávidas, idosos,obesos ou para qualquer pessoa que deseja praticar uma atividade física segura e eficiente.

O ciclismo pode ser praticado nas bicicletas ergométricas na forma estática, presentes nas academias , condomínios ou em casa, como também nas aulas de spinning , no triathlon, decathlon, montain bike , nos passeios de rua ou ainda no cicloturismo para aqueles que gostam de viajar em duas rodas. Em cada modalidade deve-se ter alguns cuidado específicos que são muito importantes para a prática correta e segura da atividade.

Nas bicicletas estacionárias, deve-se observar a altura do banco e guidon , distância do guidon e banco e correta utilização da carga que deve permitir um giro relativamente rápido no pedal que fica em torno de 65 a 85rpm/min para uma pedala contínua. Deve-se iniciar com uma carga que ofereça uma pequena tensão permitindo uma pedalada contínua e sem perda do ritmo, para gradativamente colocar o treinamento com cargas mais pesadas para treinamento da resistência muscular . Comece por 2 a 3 vezes na semana por certa de 30 minutos diários e sempre com a orientação de um profissional que indicará quando é hora de aumentar a intensidade e o tempo das pedaladas.

Outro cuidado importante é com a hidratação que deve ser feito antes, durante e depois. Um sinal de que a hidratação não foi suficiente e a persistência da freqüência cardíaca elevada após finalizar o exercício. Se estiver pedalando e sentir tontura, náusea ou qualquer outro sintoma que normalmente não sinta pare imediatamente, hidrate-se e borrife água sobre a pele. Evite roupas feitas com tecido que não deixem o corpo transpirar e lembre-se que suor não é sinal de menor ou maior gasto calórico e sim apenas uma forma que o corpo encontra de controlar sua temperatura corporal.

A freqüência cardíaca também é de importância fundamental para que os praticantes aproveitem o que o Ciclismo pode oferecer de melhor. Deve ser estabelecida uma zona alvo de treinamento com valores mínimos e máximos para um melhor aproveitamento dos benefícios da atividade, calculado de acordo com a idade de cada indivíduo respeitando também suas condições físicas.

Um cálculo simples seria 220 menos a idade ( Karvonen e col.,1957), onde se chegaria na freqüência cardíaca máxima ( Ex: Indivíduo com 30 anos : 220 – 30 = 190 bpm máximo por minuto com margem de desvio padrão de mais ou menos 10 até 25 anos e 12 após os 25 anos ), porém existem outras fórmulas e alguns outros cálculos que chegam em um resultado mais preciso e eficaz da zona alvo de treinamento. No entanto só um profissional de educação física poderá avaliar qual é a zona alvo de treinamento de cada pessoa, após a realização de uma avaliação física. De acordo com objetivo , condicionamento físico e biotipo de cada individuo ,o profissional indicará qual a zona de treinamento que trará maior benefício para que o objetivo seja alcançado.

O gasto calórico no ciclismo deve ser calculado de acordo com o tipo de ciclismo, peso do praticante e tempo realizado, para só então se chegar em um gasto calórico mais preciso. Uma pessoa de 70kg que pedala com giro constante em uma ergométrica por 30 minutos pode perder em torno de 245kcal, segundo tabela de referência Compendium of Phisical Activities,1993.


Lembre-se que toda atividade física, nesse caso o ciclismo, traz inúmeros benefícios para a sua saúde e qualidade de vida, entre eles, reduz o colesterol e a pressão arterial, ajuda a controlar o diabetes, diminui o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a redução da peso e fortalecer os músculos dos membros inferiores.

domingo, 23 de setembro de 2012

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA PEDALAR?

 

Quando o assunto é atividade física, não existe um horário ideal. Há quem prefira pular da cama bem cedinho para levantar peso ou correr no parque, outros preferem reservar um tempo à tarde ou à noite para praticar esportes ou ir para a academia.
 
A escolha do melhor horário para pedalar depende do espaço na agenda, da rotina de estudos e dos compromissos de cada um. Outro fator que deve ser considerado é o seu ritmo e gostos pessoais, se prefere atividades mais intensas ou mais tranquilas. Afinal, cada pessoa conhece seu relógio biológico e sabe como o corpo reage em cada situação.

Embora não exista comprovação de que um período ou outro seja melhor para se exercitar, cada um apresenta vantagens e desvantagens que podem influenciar nos resultados dos exercícios e também na saúde.

Por isso, antes de decidir qual o melhor horário para pedalar é preciso conhecer os prós e contras de cada um para saber lidar melhor com eles. Isso também ajuda a aproveitar ao máximo os treinos na parte da manhã, tarde ou noite.

Manhã

Encarar a  ralação de um pedal logo cedo tem a vantagem de acelerar o organismo no início do dia, espantar o sono e ter mais disposição para o restante das tarefas. Além disso, o organismo tem mais chances de se recuperar com as refeições ao longo do dia.

Por outro lado, é preciso ter atenção especial quanto à alimentação ao pedalar de manhã. A atividade física acelera o consumo de açúcar no sangue e se a pessoa estiver mal alimentada, pode ter enjoos, fraqueza e até desmaios.

Portanto, a dica é tomar um café da manhã nutritivo, com carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e esperar ao menos uma hora antes de ir para academia ou sair para a caminhada. Isso porque o corpo precisa de um tempo para fazer o processo de digestão e força-lo depois de comer pode causar náuseas e refluxo gástrico.

Tarde

Pedalar à tarde é bom para quem sente sonolência no período da manhã e não consegue ir à academia no período da noite por conta do cansaço. Outra vantagem é que, por diversos fatores, o metabolismo intensifica a potência física do corpo na parte da tarde.
 
 


Além da força, outro fator que pode colaborar é a temperatura do corpo, que costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. Mas essa vantagem do treino vespertino não vale para atividades aeróbicas, como correr ou pedalar, só se aplica aos exercícios anaeróbicos, como a musculação.

Noite

Fazer exercícios à noite não é recomendado para quem precisa dormir cedo ou tem dificuldades para pegar no sono. A atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, que gera euforia e mantém a pessoa acordada. Mesmo assim, há quem consiga dormir tranquilo depois de do treino.

O movimento intenso das cidades e estradas que normalmente reduzem a noite e as temperaturas mais amenas são as principais vantagens de pedalar à noite.

A alimentação antes do treino deve ser bem equilibrada, tanto na qualidade quanto na quantidade dos alimentos para evitar estoque de energia na forma de gordura.

Fica a dica galera da Equipe Pedal da Serra!!!



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

HISTÓRIA DO CICLOTURISMO



                                       Desde o seu surgimento nos anos 70 tem conquistado um número de adeptos cada vez maior e obtido uma constante evolução. A paixão pelas pedaladas é o lema dos cicloturistas que utilizam o esporte para despertar o espírito aventureiro de todos nós, mesmo que não seja dentro de uma competição.
 
                                     Gary Fisher e Tom Ritchey foram os líderes de um grupo de hippies que se juntaram um dia e decidiram utilizar suas bicicletas velhas para apreciar a bela vista da Baía de São Francisco na Califórnia subindo as montanhas de Marin Country e depois descê-las em alta velocidade. Dizem que foi a partir daí que o esporte nasceu.
 
                                  As difíceis trilhas de Marin não esfriavam os ânimos desse pessoal. Empolgados pela natureza e apaixonados pela emoção que o esporte proporcionava acabaram criando a primeira corrida de mountain biking no Monte Talmapais chamada Repack. A partir daí as bicicletas acabaram recebendo várias melhorias como os freios, alavancas de cambio e novos quadros.
O cicloturismo não é uma competição, e sim, uma modalidade voltada ao lazer. É a agradável prática de realizar viagens e longos passeios com uma bicicleta resistente e confortável. Um bicicleta que possa ser usada para qualquer jornada, sendo possível adaptar bagageiros e alforges.
Por ser uma prática relativamente recente e ainda pouco difundida no Brasil, não existe uma definição ou conceito para essa forma de usar a bicicleta. Uma paixão, hobby, um estilo de vida, ou tudo isso unido num único objetivo: subir numa bicicleta e com suas próprias forças, alcançar uma meta.
                                                 Os cicloturistas São aqueles que partem do desejo de conhecer um lugar específico, planejam um roteiro e durante a viagem desfrutam ao máximo de tudo que fizer parte dela, somente com a certeza do horário da saída, em cada dia durante a jornada.
                                             Em geral, o cicloturista carrega consigo um carisma natural. Ele reflete de forma saudável o desejo de liberdade e aventura que está incutido em todo ser humano.
                                             Durante as viagens algumas pessoas impressionam-se, outras identificam-se com o que você está fazendo, e tentam de alguma forma se aproximar. Provavelmente por verem na "louca" tarefa do cicloturista uma experiência curiosa, que também gostariam de ter, mas isso está longe das suas realidades.
                                           Toda viagem nasce do desejo de se conhecer um determinado lugar. O próximo passo é analisar a possibilidade de faze-la de bicicleta e escolher a melhor época para realiza-la, analisar clima e outros aspectos relevantes. Por exemplo: não é uma boa idéia ir para o Pantanal do Mato Grosso nos meses de outubro a março (período de chuvas forte e das grandes cheias), nem para o interior do nordeste no verão, quando a temperatura média ultrapassa fácil os 40 graus C e a oferta de água potável é pequena.
                                    Uma viagem quando previamente elaborada te da a possibilidade de escolher lugares com belas paisagens e a garantia de pelo menos saber onde provavelmente almoçará e passará a noite.
                                     O segredo são muitas paradas, sempre que o corpo pedir. Aproveite para tirar fotos, apreciar a paisagem, sentir a energia da natureza, conversar com você mesmo. Dessa forma, o trecho passa mais rápido e a viagem fica menos dolorosa. É preciso ter muita paciência, a pressa também é inimiga do cicloturismo.
                                      O cicloturismo propicia aos aventureiros uma indescritível sensação de liberdade,desenvolvimento do equilíbrio físico/mental, bem como um maior e constante contato com a natureza, povos e culturas diversas. É uma atividade que expande os pensamentos a um grande sentimento da presença de Deus, despertando virtudes e princípios de solidariedade conjugados a desafios, obstáculos e aprendizados vividos em cada quilômetro percorrido durante a viajem. É um esporte não poluente e econômico, que possibilita a conquista de fortes amizades e grandes descobertas inimagináveis.
Alimentação
                                            O mais fácil de se fazer durante uma viagem é tomar um café da manhã bem reforçado, depois, comer frutas e lanches rápidos durante a pedalada para, finalmente, fazer uma refeição mais pesada no final do dia. Claro, tudo vai depender do ritmo e do estilo do cicloturista e há os que preferem comer um prato feito na hora do almoço e dormir algumas horas antes de seguir viagem.

                                            O essencial é, a cada uma ou duas horas, serem repostos os sais minerais perdidos durante o esforço físico. Um pouco de frutas secas, ou alguns biscoitos, ou então uma barra de cereais já são suficientes para isso. Os mais indicados são os alimentos ricos em potássio (por exemplo, banana e damasco, tanto frescos quanto secos). Esta reposição de sais também pode ser feita através dos isotônicos.

                                          Devem ser evitados alimentos muito gordurosos (chocolate, batata frita, biscoito recheado) nestes lanchinhos, porque a gordura leva muitas horas para ser digerida e absorvida pelo organismo, não fornecendo a energia necessária ainda durante a pedalada. Para isto, dê preferência aos alimentos ricos em açúcares e carboidratos. Continua valendo a velha fórmula de todas as refeições deverem ser completas: carboidratos, proteínas, gorduras e fibras em cada uma delas.
 
Dicas:
• Coma pouco e freqüentemente.
• Coma antes de sentir fome e beba antes de sentir sede.
• Nunca ultrapasse os limites do seu corpo (fadiga). Isso cortará seu apetite e seu sono.
• Dê paradas rápidas para descanso, sem deixar perder o aquecimento.
• Agasalhe-se antes de esfriar, desagasalhe-se antes de aquecer.
• Não tenha medo de expor sua pele ao sol ou a água.
• Evite bebida alcóolica, carne vermelha e tabaco, pelo menos enquanto estiver na estrada.
• Faça seu ritmo. Não imprima um ritmo forte, principalmente durante as primeiras horas, enquanto você está se sentindo cheio de energia. Poupe-se para o final.
• Seja humilde, honesto, sincero e não peça o que não precisa.
• Aceite as pessoas como elas são. Seus hábitos, cultura e crenças.
• Sorria nas dificuldades e persista até alcançar a vitória.
• Respeite e proteja a natureza e a suas forças.
• Jamais entrar em pânico.
• Adequar a bagagem às regiões visitadas _ mais água se for para o deserto, mais agasalhos para as regiões frias, não esquecer dos repelentes para zonas tropicais.
• Preperar-se para as viagens com orientação médica, adquirindo preparo físico pedalando quatro horas diárias durante um mês.
• Obedecer ao limite dado pelo corpo durante a viagem e parar sempre que achar necessário para descansar.
• Ter flexibilidade para enfrentar situações inesperadas.
• Conservar a bicicleta sempre limpa e lubrificada.

Boas pedaladas!
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O CICLISMO É BOM PARA O SISTEMA CARDIOVASCULAR


Benefícios para a forma física

O ciclismo é uma atividade aeróbica que exercita especialmente as pernas, coxas, quadris e bumbum. Como é uma atividade intensa; com a prática do ciclismo você consegue perder bastante gordura e tornear o seu corpo. Claro que isso tudo aliado a uma boa alimentação e a muita disposição para enfrentar os treinos intensos.

Benefícios para atletas

Os atletas de Ciclimo seja a modalidade qual for precisam de equipamentos ideais para evitar acidentes. O ciclismo cria um ótimo condicionamento físico, já que o Ciclismo exige muito da sua parte Cardiovascular e Motora. Daí a importância de se ter uma alimentacão leve e bem balanceada para conseguir melhores resultados.

Benefícios para saúde

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para o desenvolvimento aeróbico e anaeróbico. O ciclismo desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para a queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência e força. 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MULHER MACHO SIM SENHOR!!! Paraibana brilha no ciclismo e ganha medalha de ouro em Poços de Caldas

Isabella Pereira vence a prova contra o relógio e conquista a sua segunda medalha nas Olimpíadas Escolares.

                                           
Isabella Pereira, ouro no ciclismo nas Olimpíadas Escolares (Foto: Divulgação / Sejel)
 
Isabella Pereira já conquistou duas medalhas para
a Paraíba nas Olimpíadas Escolares
(Foto: Divulgação / Sejel)
 
A paraibana Isabella Pereira continua surpreendendo nas Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos. Depois de conquistar o bronze na prova de critério final, no primeiro dia de competições em Poços de Caldas, a estudante da da Escola Virgínius da Gama e Melo, de Campina Grande, ganhou o ouro na prova contra o relógio, disputada neste sábado.
Com mais esta medalha de Isabella, a Paraíba já acumula quatro medalhas no total em dois dias de competição. Deyzielle Paulo, também de Campina Grande, foi bronze na luta olímpica, enquanto que Hugo Fialho, de João Pessoa, repetiu o terceiro lugar no judô.
O secretário Zé Marco, da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), comemorou bastante o feito e destacou que em apenas dois dias, já foram quatro medalhas.
- Só temos o que comemorar, pois em apenas dois dias de competição a Paraíba já conseguiu quatro medalhas. Estamos animados e com certeza mais medalhas estarão pintando para a nossa alegria - disse Zé Marco.
As Olimpíadas Escolares Brasileiras categoria 12 a 14 anos serão realizadas até o dia 16, em Poços de Caldas, Minas Gerais e é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Fonte http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/09/paraibana-brilha-no-ciclismo-e-ganha-medalha-de-ouro-em-pocos-de-caldas.html#esporte-ciclismo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CICLISMO NÃO TEM IDADE

Campeão entre os veteranos, ciclista de 62 anos dá exemplo de superação

Outro destaque da categoria acima de 60 anos do Desafio Tour do Rio é o carioca Carlos Brum, que supera doença através do esporte e leva bronze

Por Ana Carolina Fontes
Conservatória, Rio de Janeiro 
 
 
O Desafio Tour do Rio promoveu um encontro de gerações, neste domingo, no charmoso distrito de Conservatória, em Valença, interior fluminense. Campeão entre os veteranos (acima de 60 anos), o ciclista Lourival de Souza, de 62 anos, é um exemplo de sabedoria e superação. Com quase 50 anos de ciclismo, o atleta de São Bernardo do Campo roda em média 14 mil quilômetros por ano e provou que tem energia de sobra para seguir em busca de troféus para sua vasta coleção. Campeão da corrida 9 de Julho e das Milhas Brasileiras em 1969, o paulista diz que a modalidade evoluiu muito desde os tempos em que ele era um iniciante no mundo sobre duas rodas.

Lourival de Souza ciclismo veterano Desafio Tour do Rio (Foto: Ana Carolina Fontes)Lourival de Souza é campeão entre os veteranos no Desafio Tour do Rio (Foto: Ana Carolina Fontes)








                                                        


 Comecei no ciclismo quando tinha 13 anos e muita coisa mudou desde essa época. A qualidade melhorou muito ao longo dos anos. As bicicletas têm uma tecnologia mais avançada, as competições são mais bem organizadas e os atletas são mais preparados. O ciclismo é um esporte que traz dignidade ao homem - afirmou o ciclista, que já disputou 22 temporadas só na categoria de veteranos.
Acostumado a pedalar com atletas de diferentes gerações, ele conta que o ciclismo precisa ser uma forma de lazer e a receita para o sucesso na carreira é ter determinação.
Se pudesse dar um conselho aos iniciantes, eu diria para terem determinação. Já o veterano, deve levar o ciclismo como lazer. É claro que precisa existir o confronto, mas a amizade não deve desaparecer"
Lourival de Souza
- Treino em média 300 quilômetros por semana, com ciclistas de todas as idades. Se eu pudesse dar um conselho aos iniciantes, eu diria para terem determinação. O lema é não desanimar e jamais desistir. Já o veterano, deve levar o ciclismo como esporte e lazer. É claro que precisa existir o confronto, mas a amizade não deve desaparecer. A pessoa precisa pedalar na sua passada, no seu ritmo. Se tentar acompanhar um adversário mais forte, tem chances de abandonar a prova. Só de estar aqui, eu já fico feliz.
Para curar doença, carioca dá pontapé inicial no ciclismo aos 50 anos
Carlos Brum ciclista veterano Desafio Tour do Rio (Foto: Ana Carolina Fontes)
 
Carlos Brum, de 63 anos, começou no ciclismo aos
50 por conta de doença (Foto: Ana Carolina Fontes)
Bronze entre os mais velhos, o médico e ciclista Carlos Brum, de 63 anos, deu os primeiros passos no esporte aos 50, por conta de alguns problemas de saúde. Ele sofria de síndrome metabólica (obesidade, diabetes e distúrbios de colesterol) e tomava cinco tipos de remédios por dia. Hoje, com 25kg a menos, ele está livre de doenças e medicamentos graças ao ciclismo.
- Fiz o caminho de Santiago de Compostela por motivos espirituais e foi uma experiência maravilhosa. Eu cheguei a pesar 94kg, hoje eu peso 69kg. Praticar uma atividade física traz um bem-estar físico (reduz riscos de saúde), mental e social, já que agrega pessoas e ajuda os jovens a se afastarem das drogas e da violência - disse o cardiologista e médico do esporte, que ainda pratica maratona e duatlo.
O pequeno Bernardo Figueiredo, de apenas 14 anos, endossa as palavras de Carlos. Apesar de querer se tornar um engenheiro ou um economista no futuro, ele conta que nunca vai deixar de praticar a modalidade, um esporte saudável e que pode ser praticado em família. Desde os 12, ele costuma acompanhar o pai em competições de bicicleta e em corridas de aventura (ciclismo, canoagem, atletismo e rapel).
Bernardo Figueiredo ciclista júnior Desafio Tour do Rio (Foto: Ana Carolina Fontes)
 
Bernardo Figueiredo acompanhou o pai no Desafio
em Conservatória (RJ) (Foto: Ana Carolina Fontes)
- Ver uma competição como essa, com atletas de todas as idades mostra que o esporte está crescendo. É um programa para toda a família, meu pai veio comigo. O legal é que você pode pedalar em qualquer lugar, na terra, na montanha, na estrada...
De acordo com a idealizadora do evento, Luisa Jucá, o Desafio é inspirado na L'Etape, prova que antecede a Volta da França, o mais prestigiado dos três Grand Tours do calendário europeu, que ainda conta com o Giro da Itália e a Volta da Espanha.
- A gente resolveu criar uma prova onde os amadores tivessem a oportunidade de correr ao lado de ciclistas da elite. Atletas de todas as faixas etárias puderam sentir o espírito esportivo. É também um treino para aqueles que irão disputar o Tour do Rio, uma etapa diferenciada. A Volta da França France tem a L'Etape, então pensamos: Por que não fazer uma prova como essa? Esta é a primeira vez que realizamos o evento e queremos repetir no ano que vem.

fonte: http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/08/campeao-entre-veteranos-ciclista-de-62-anos-da-exemplo-de-superacao.html

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pedal Amigos da Duck's Bike.


Depois do pedal Pico do Jabre na cidade de Patos-pb agora é a vez do 1°pedal Amigos da Duck's Bike.
Vamos prestigiar esse mega evento ciclistico da Cidade de Patos-pb do nosso a amigo e parceiro Alex Queiroga e sua equipe da Duck's bike.
Ate lá!!16 de setembro!!
Inscrições ate dia 06 de setembro.
Vc não pode perder!!